quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Paisagismo

O projeto paisagístico priorizou os contrastes: de cores com forrações verde escuro, verde claro, amarelo, vermelho e mesclas; de formas com plantas de folhas ponte agudas grandes e pequenas, folhas arredondadas; e texturas com plantas mais lisas e outras peludinhas. 
A noite a vegetação é realçada pelo projeto luminotécnico. A maior parte da iluminação é indireta com espetos de luz dentro de floreiras, vasos e canteiros. Outro recurso de iluminação utilizado forão os balizadores embutidos na parede  externa da residência que é usada para destacar uma circulação.
Nos caminhos de acesso foram usadas placas de cimento moldadas in locu intercalados por pedra portuguesa com tamanhos diferentes. Isso proporcionou um jogo interessante de reentrâncias e saliências entre o pavimento e a vegetação adjacente.

Na frente da residência foi criado um platô em deck de madeira suspenso sobre o jardim que é usado como uma extensão da sala de estar. Nele foi colocado um jogo sofá modulado que permite várias combinações de uso.
A área da churrasqueira possui duas bancadas: uma de trabalho em granito, o mesmo material foi usado na boca da churrasqueira; e outra transversal, mais alta em concreto aparente para uso de banquetas tipo bar. A parede recebeu o mesmo revestimento do piso em pedra portuguesa e no arremate superior revestimento de madeira. Este último esconde os projetores que iluminam a bancada e realçam o revestimento em pedra.

A lateral da residência está orientada para a face sul que recebe pouco sol e por conseqüência é muito úmida. Por esta razão a proposta limitou a presença de vegetação há apenas em vasos e floreiras, e no lugar propôs superfícies revestidas em madeira e pedra cor clara. A parede lateral, que faz divisa com a área comum do condomínio, está revestida de madeira e apoia um banco em concreto aparente moldado no local. Este mesmo banco na extremidade se tranforma em floreira. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário