quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pequenas intervenções

No ano passado fomos chamadas para incrementar o hall de entrada e o acesso de um prédio recém-entregue. Apesar de ter uma cara bacana, ainda parecia vazio, precisando de um plus. Por ser novo, a idéia não era trocar os materiais existentes, apenas fazer pequenas intervenções que dessem uma identidade ao edifício.
 ANTES
fachada
A proposta para o muro frontal, que já era revestido de plaquetas cerâmicas e estava um pouco manchado, foi colar faixas de placas cimentícias intercaladas. Desta forma a monotonia do paredão foi quebrada e as manchas ficaram imperceptíveis. Uma solução econômica e de rápida execução.
DEPOIS 
 O jardim era uma pequena área de grama com tampas de concreto para acesso de tubulações. Essas áreas teriam que permanecer acessíveis, sem vegetação plantada, por isso usamos vasos de concreto e pedras de rio soltas, que eventualmente podem ser removidos. Foi importante trabalhar diferentes alturas para que os vasos tivessem um movimento em frente ao muro.
O desenho do jardim seguiu linhas retas,  fazendo uma mistura de dois tipos de grama, a são carlos e a coreana, com plantas de cores e alturas diferentes, de um lado o fórmio rubro e do outro a dionela.  Para os vasos foi escolhida a planta rabo de gato. Os condôminos tinham uma preocupação quanto à segurança da chegada do carro na garagem, por isso evitamos plantas muito grandes ou altas que pudessem obstruir a visão.
 DEPOIS 

A iluminação foi pensada para ser sutil e criar um efeito de luz e sombra, valorizando a vegetação, as formas e as texturas. Para isso, foi feito um sistema uplight, onde as luminárias são instaladas no solo e a iluminação se dá de baixo para cima. As lâmpadas usadas são amarelas para dar este efeito de cor quente.
 DEPOIS

O caminho que leva o pedestre do portão de entrada ao hall do edifício era uma rampa longa e monótona. O partido foi criar uma floreira suspensa no muro lateral, feita com placa cimentícia, o mesmo material das faixas do muro da fachada. A floreira foi combinada com painéis verticais, feitos em deck de madeira.  Sugerimos ainda a marcação contínua desses painéis verticias no piso, mas como já dito, o objetivo não eram grandes modificações, então o piso acabou sendo mantido. Com esta proposta, o verde deu vida a esta passagem e os painéis quebraram a monotonia e diminuíram a sensação de extensão.
Com a relocação de pontos de luz já existentes, as novas arandelas instaladas nos painéis deram um belo efeito decorativo e se encarregaram da iluminação deste acesso.
ANTES

                                                           caminho de acesso ao hall


DEPOIS



Numa próxima postagem, vamos mostar como ficou o hall de entrada do prédio, que está quase finalizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário