terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Continuando nossas publicações sobre a Batimat, hoje é dia de falar sobre L’Ile Seguin,  uma das áreas que visitamos dentro da programação oferecida pela feira e que nos encheu os olhos. 
É uma ilha do rio Sena no subúrbio Oeste de Paris onde havia uma fábrica da Renault que foi demolida em 2004, quando se iniciou um processo de reurbanização da região, atendendo uma necessidade de expansão da cidade. Na ilha foi criada uma grande área verde pública, onde se pretende implantar diversos equipamentos culturais. Entretanto, a intervenção vai além desta ilha, atinge sua vizinhança, onde o espaço urbano foi desenhado com vistas para um urbanismo sustentável.
                                          http://www.ileseguin-rivesdeseine.fr

Nesta região adjacente à ilha, existe uma outra área verde pública notável, o Parc de Billancourt, muito bem desenhado e rodeado por edifícios recém construídos, todos com arquitetura de qualidade, criam uma grande praça central.


O traçado urbano dá atenção ao pedestre intercalando vias onde só ele percorre com outras onde o veículo circula. Muitos edifícios tem a frente voltada para essas vias de pedestres criando espaços urbanos muito interessantes.


Não há muros entre os edifícios, em alguns deles há grades, mas sempre muito leves, priorizando a permeabilidade visual. Notem que em alguns casos as entradas acontecem diretamente dessa calçada.

Um fator importante para a vida urbana deste local é a misturas de usos que foi determinada entre os edifícios. São residências, escritórios, lojas, escolas,...fazendo com que as pessoas tenham o que precisam próximo da sua casa e mantenham a redondeza sempre ativa.
Os projetos dos edifícios tiram muito partido da volumetria. Quase todos brincam com as sacadas de forma organizada ou desorganizada mesmo, mas sempre criando um conjunto harmônico.




Fica evidente nas fachadas a importância dada ao conforto térmico com o uso dos brises soleis e persianas externas; além de fazerem a proteção solar, por vezes servem para dar privacidade. Eles aparecem em diversos materiais, formas e cores.   




 


Um comentário: