quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Retrofit de interiores comercial

O edifício Tijucas construído na década de 50, é um dos mais antigos de Curitiba, foi um prazer desenvolver um projeto que recupera um conjunto comercial situado num espaço tão rico em memórias como este, no centro mais centro da cidade...Com a crescente escassez de solo urbano e os imóveis cada vez mais valorizados, é muito bacana se deparar com clientes que se interessam em adquirir e investir num imóvel antigo.

                                         Edifício Tijucas

Fotos do conjunto antes da reforma

O conjunto possuía três salas e um banheiro, todos com pé-direito alto, grandes janelas e piso de madeira tipo taco. O programa de necessidades incluía duas salas de trabalho para quatro advogados, uma recepção, uma pequena sala de reuniões, copa e lavabo. Como o prédio é antigo, as paredes existentes foram preservadas, apenas relocando as portas para atender melhor as circulações. Uma das salas foi dividida para criar a sala de reuniões, a recepção e a copa. As novas paredes foram feitas com blocos celulares autoclavados para não causar uma sobrecarga na estrutura.

                                            Sala de reuniões

Uma das premissas do projeto foi preservar o piso antigo de madeira, que foi revitalizado e recebeu novos rodapés brancos. A cliente por muitas vezes ficou em dúvida se o mantinha pela incerteza da recuperação e dificuldade de uma execução de qualidade, mas mantivemos firme a decisão até chegar a um bom resultado. Sem dúvida uma decisão acertada, pois seria um desperdício descartar um piso de madeira como este.

                                          Sala de advogados 1

O pé-direito alto permitiu o rebaixo de gesso para a redistribuição da iluminação, sem tirar ainda o aspecto de amplitude dos ambientes que o imóvel possuia. A iluminação geral das salas de trabalho foi trabalhada com luminárias embutidas de fluorescentes de alto rendimento com aletas, que reduzem o ofuscamento, e cada estação deverá ter uma luminária de mesa para iluminação de tarefa. Já a sala de reuniões recebeu uma luminária embutida de fluorescente num caráter mais decorativo e iluminação de destaque com mini-dicroicas. A recepção recebeu iluminação mais quente e decorativa.
Na recepção, como o ambiente era pequeno e haviam muitas portas, foi criado um painel de madeira branco onde as portas fazem parte deste painel, tornando-as menos perceptíveis. Esse painel separa-a da sala de reuniões e foi criada uma divisória em vidro na parte superior para permitir a passagem da luz natural, já que a janela ficou no outro amiente.

                                 Recepção

Todos os móveis foram feitos sob medida, inclusive as estações de trabalho, onde até o pé cromado foi mandado fazer. As salas de advogados foram trabalhadas com fundo de papel de parede e arandela decorativa, cada bancada tem seu móvel de apoio. Em uma das salas, foi criado um móvel com nichos para servir de estante para livros, enquanto que a outra, um móvel fechado de portas de correr para acomodar os arquivos. A cor madeira do mobiliário foi balanceada com o branco para não carregar com os tons de madeira e desenho do piso existente.

Sala de advogados 1

Sala de advogados 1

Sala de advogados 2

Sala de advogados 2

No lavabo destaque para a textura de quartzo feita pela artista plástica Marilene Ropelato. E na copa uma pastilha de vidro deu cor ao ambiente. 


Lavabo

Copa

E então, transformação aprovada?!

Parceiros e Fornecedores:
Home Center: Balaroti
Revestimentos CerâmicosPastilhart e G.Baraldi
Revestimentos Téxteis: SL Decorações 
Iluminação: Greyhouse
Marcenaria: Bartle Móveis
Mobiliário: Squadro (cadeiras) e Casa das Cadeiras (poltrona e mesa de reuniões)
Gesso: Osvaldo Tarachuca
Vidros e espelhos: Vidraçaria Bosa
Papel de parede: Casa Nova
Granitos: Dutras
Textura de parede: Marilene Ropelato
Obra: Antônio Mattias
Eletricista: Jovenilio e Alécio


Um comentário: