quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Shopping



O projeto é o retrofit de uma galeria comercial com dois pavimentos que teve suas obras iniciadas em meados dos anos 90 e posteriormente foi abandonada. Hoje o terreno tem sua porção frontal alugada por uma empresa de veículos, o restante encontra-se depreciado pela ação do tempo e da marginalidade. Este terreno, que não é um caso isolado e colabora com desqualificação da imagem das cidades contemporâneas, possui alto potencial de transformação urbana como a criação de empregos e geração de uma nova centralidade.

Foto aérea com a localização do terreno.

Vista da Avenida Vereador Toaldo Tulio.

O terreno tem proporção retangular e área aproximada de quatro mil metros quadrados e está localizado numa importante avenida cujo uso predominante é de comércios e serviços. O empreendimento tem a característica de “Shopping de Vizinhança” e foi formatado para atender as necessidades da população local, com produtos e serviços inexistentes nas imediações.

Foto da edificação abandonada.

Foto da edificação abandonada.

O principal objetivo da proposta foi manter a estrutura existente, em concreto armado, fazendo a readequação dos espaços internos por meio de ampliações estratégicas. Estas ampliações foram possíveis devido a subutilização do potencial construtivo do terreno da proposta anterior. Dois importantes ganhos foram obtido mediante liberação do Conselho Municipal de Urbanismo: permissão para construção do terceiro pavimento que servirá como praça de alimentação e permissão para construção de três pavimentos na porção desocupada do lote para uso de estacionamento, sendo dois deles em pavimentos subsolos. 

Plantas do projeto.


Afim de melhorar o desenho das unidades comerciais e espaços de circulação foi feito um avanço da edificação até as divisas laterais do terreno, onde estava a antiga passagem de veículos para o estacionamento. A solução encontrada para o acesso as garagens, ao fundo, acontecerá através de rampas independentes para entrada e saída de veículos nas duas extremidades da testada. As rampas convergem ao centro da edificação, que possui o maior vão entre pilares e de onde inicia uma circulação no nível do subsolo  que conectará ao estacionamento.     

Perspectiva interna do acesso principal.

Perspectiva interna da praça de alimentação no terceiro pavimento.

Perspectiva interna do estar no segundo pavimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário