sexta-feira, 4 de abril de 2014

Uma reforma pode valorizar um imóvel.

Esta postagem vem mostrar um projeto de retrofit feito por nós, há um tempo atrás, para um casal na cidade de Jaguariúna/SP. O terreno de mil metros quadrados em um condomínio fechado, fez os clientes ficarem empolgados com a compra do imóvel e acreditar que uma bela reforma  na casa existente, poderia proporcionar o sonho de moradia deles...ter uma casa ampla, confortável, com um jardim espaçoso e ambientes integrados.
Hoje vamos descrever como solucionamos a fachada da edificação, já que a casa existente não tinha nenhuma identidade arquitetônica, sua varanda possuía um pé-direito extremamente baixo e desconfortável, e a edificação estava locada nos fundos do lote, com a piscina e grande parte do jardim a sua frente.



A proposta foi demolir a cobertura da varanda e criar um volume branco em alvenaria, do qual parte um pórtico reto mais escuro, que permitiram um pé-direito mais alto para esta área e deram à casa um estilo bem contemporâneo. Além de esconderem o telhado do restante da casa, que apesar de feio, estava em boas condições.


Na varanda, parte da cobertura foi executada com laje de concreto para atribuir um maior conforto térmico para a churrasqueira. Esta área fica mais reservada e protegida pela volumetria mais fechada. Já o restante da varanda, que é o espaço de contemplação e está voltado para piscina, fica mais aberto e permeável, e tem cobertura em vidro, utilizando a estrutura de madeira que foi desmontada da antiga cobertura.



E então, vale a pena reformar? Temos que lembrar que a preocupação com a eficiência energética e a crescente escassez de solo urbano disponível para a construção, afirmam a importância do retrofit na construção civil. Precisamos aproveitar o que temos construído. É possível atender às necessidades dos usuário e chegar a uma estética de valor através da incorporação de novas tecnologias e novos conceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário