sexta-feira, 9 de maio de 2014


A palavra que melhor traduz este ambiente é conforto! Trata-se de um espaço multi-funcional: amplo e elegante para receber amigos, intimista para assistir televisão e funcional para se trabalhar. O projeto reforma deste ambiente teve como partida a subtração de um quarto e um banheiro de serviço do apartamento com objetivo de ampliar a área de convívio social.


Com a remoção das paredes algumas tubulações hidro sanitárias ficaram expostas e precisavam ser disfarçadas pelo projeto de interiores. Para isso foi proposto uma parede em drywall com espessura suficiente para acomodar uma estante vazada. Esta parede/estante além de solucionar um problema técnico, contribuiu para organizar os espaços: faz a marcação de entrada, acomoda o sofá e a bancada do escritório, deixa a porta da cozinha reservada; além de ser um elemento estético de muita personalidade. Este é um exemplo de como uma aparente “dificuldade” pode trazer soluções interessantes.


Outro ponto a ser destacado é o trabalho de gesso no teto em diferentes alturas devido ao pé-direito alto. Ele proporciona uma leitura espacial rica e permite distribuir a iluminação de forma a criar cenários. Neste ambiente há três diferentes alturas, a primeira mais baixa que marca o hall de entrada e circulação, a segunda intermediária sobre a bancada do escritório e o sofá e a terceira mais alta e que abrange a maior porção no restante do ambiente.



Neste espaço em que tudo possui grandes dimensões (mesa de jantar, sofá, bancada do escritório) a estante da televisão foi desenhada nas mesmas proporções. Ela ocupa uma longa parede, possui grandes gavetas na base, prateleiras a meia altura e armários fechados na parte superior. Fazendo o fundo da televisão, e diferente do mais comum painel de madeira, propusemos um papel de parede com movimento. Na estante deixamos um espaço vazio para acomodar dois puffs, peças versáteis quando se recebe visitas.



Na parede oposta estão os armários de apoio ao escritório. O tampo da bancada foi feito da porta do quarto demolido e revestida com couríssimo, ela está apoiada pelas extremidades por dois cavaletes cromados, uma solução bastante econômica.



Na área do jantar a fim de dar profundidade à porção mais estreita do ambiente usamos o recurso de espelhos. Na parede oposta, uma iluminação de destaque nos elementos vazados da estante realça os objetos expostos. O centro de mesa em frente ao sofá tem destaque pela iluminação focada. Para a composição de cores propusemos tons neutros nos armários e nos móveis fixos. O contraste foi dado com objetos coloridos como: vasos, almofadas, porta retratos e etc. 


No banheiro social criamos uma parede divisória com um recorte para apoiar os cosméticos no interior do box. Ele foi revestido de pastilhas coloridas visto que não possuía nenhum elemento de cor. A cuba existente foi substituída por uma de sobrepor retangular e o espelho ocupa uma grande porção da parede para disfarçar os azulejos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário