quinta-feira, 28 de julho de 2011

Projetos com estrutura pré-fabricada

Os pré-fabricados ainda são taxados como rígidos e pouco flexíveis. Entretanto, esse sistema incorpora conceitos de racionalização e controle de qualidade, que proporciona uma redução de custos e principalmente, de tempo de execução. Por isso, seu uso torna-se cada vez mais interessante e o arquiteto vem aperfeiçoando sua maneira de projetar tirando partido das limitações deste sistema construtivo para conceituar suas ideias. É importante que a modulação e a racionalização norteiem a concepção do projeto desde o início. As soluções de pré-fabricação devem ser concebidas em conjunto com o projeto arquitetônico, e neste processo, a compatibilização tardia dos projetos complementares pode ser irreversível, reforçando a multidisciplinaridade necessária a este tipo de construção.
Como ilustração do que temos trabalhado neste sistema construtivo, seguem dois projetos.
O primeiro caso é um projeto  comercial para fins de locação. Por não haver um programa de necessidades pré-determinado trabalhamos a planta livre e a volumetria discreta com revestimentos simples. No entanto, isso não significa que a edificação não possa ganhar expressão. Nesta proposta o uso de algumas saliências na fachada somado ao uso de cores garantiram a identidade que os clientes buscavam.  


No segundo caso, a edificação tem destinação mista: oficina mecânica e apartamento residencial. O programa de necessidades foi mais complexo, sendo o desafio agregar dois usos bem distintos de forma harmônica, separando os acessos e dando destaque ao comercial sem desvalorizar o residencial. Na parte frontal, dois pavimentos de pé-direito simples agregam no térreo o setor de atendimento e administração da oficina, e no pavimento superior o apartamento. Na porção posterior, o pé-direito duplo atende a função específica de trabalho da oficina.
A proposta volumétrica tenta romper a ortogonalidade tradicional das construções pré-fabricadas através do uso de dois planos inclinados feitos em placas cimentícias que encontram com um terceiro plano feito em pele de vidro. Para a fachada buscamos trazer uma única identidade ao conjunto independente dos diferentes usos da edificação.


ilustração estrutural fornecida pela empresa Premolfort 





Empresas parceiras:
Caso 1: Plaza Estrutural Pré Moldados- Palmeira/PR
Caso 2: Premolfort Construções Industrializadas - Pato Branco/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário